segunda-feira, 17 de maio de 2010

TU ME ENSINA A FAZER RENDA E EU TE ENSINO A DIVULGAR



Com outras palavras, mas com uma proposta igualmente irresistível para as artesãs a Prefeitura de Aiuaba apoiou e alavancou a mais bem sucedida Associação de Artesãos do município. Há 28 km da sede, o distrito de Barra guarda em sua simplicidade um enorme talento de grandes artesãs que lutam para mudar sua realidade.
Com a criação de uma associação ficou mais viável para elas expor suas obras em outros lugares, ou mesmo enviá-los por alguém que vá especificamente com o fim de promover esse trabalho. O centro dispõe dos mais diversos bordados e crochês em redes, colchas de cama, toalhas de banho, caminhos de mesa, jogos americanos, além de, pinturas em telhas e azulejos, réplicas de objetos em madeira, jornal e palha.
A riqueza de detalhes e a perfeição buscada pelos associados é reconhecida por quem é freguês do Centro de Artesãos de Barra. A supremacia é tanta que a quantidade de pessoas produzindo não é suficiente para a demanda e o material para exposição é pouco quando há dois eventos ao mesmo tempo. O suor e as marcas nas mãos calejadas pelos instrumentos com que trabalham é gratificado pelo sucesso que faz as peças por onde passam, seja nas cidades vizinhas, nas demais cidade do Ceará, em todos os estados do Sudeste brasileiro ou em países europeus onde passaram. Passaram e ficaram, vale ressaltar. Sem muitos incentivos econômicos do município o que sustenta a Associação é a muito bem vinda venda dos trabalhos feitos por aqueles a quem não acho justo chamar de Artesões, são na verdade exímios e talentosos artistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário