segunda-feira, 17 de maio de 2010

ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE AIUABA


A Estação Ecológica de Aiuaba, declarada de utilidade pública desde 1978 está localizada no estado do Ceará, integralmente no município de Aiuaba - região do Sertão dos Inhamuns, em área dominada por caatinga arbórea. A ESEC de Aiuaba possui uma área de 11.525,3 hectares, destacando-se em importância por ser a maior unidade de conservação do Bioma Caatinga coberta totalmente com floresta de Caatinga-Arbórea do mundo. Alem de um certo descaso e da falta de aproveitamento de seu enorme potencial educativo, científico e turístico, os principais problemas na ESEC são administrativos e muito provincianos : o pastoreio do gado, a caça predatória, a retirada pela população local de ervas, madeira para mourões, estacas, a intensa circulação de pessoas no interior da unidade.
A ESEC está principalmente associada à manutenção da biodiversidade florística e faunística da Caatinga, e representa um importante papel para o ciclo hidrológico da região, devido a sua cobertura florestal densa. O Bioma é único, considerado de transição entre as savanas e os desertos, não possuindo nenhuma tipologia vegetal similar no mundo, e dentro de todos os biomas brasileiros é o menos representado por Unidades de Conservação.
Destaca-se que a Estação Ecológica de Aiuaba abriga espécies da fauna brasileira ameaçadas de extinção (portarias nº 1.522, de 19 de dezembro de 1.989 e nº 45-N, de 27 de abril de 1.992) como as aves: Zabelê, Pintassilgo-do-Nordeste, e Bico-virão-da-Caatinga; mamíferos como: a Jaguatirica, Gato Mourisco; Onça Parda, Gato-do-mato; bem como espécies da flora ameaçadas (Portaria Nº 37-N, de 3 de abril de 1.992): a Aroeira-do-sertão e a Baraúna.

Um comentário:

  1. Olá seu blog tem um bom conteudo,eu ja possui um blog agora mudei para um site visite meu site www.portaldenoticias.tk , mim adiciona no msn: siteportal1@hotmail.com, pra gente trocar umas informações, a gente pode ser parceiro eu divulgo seu blog aki na regiao e vc divulga meu site ai na sua regiao.

    ResponderExcluir